top of page

Residência no Pacaembu

Projeto completo de Arquitetura

Gerenciamento da construção

São Paulo | SP

Projeto : 2006

Conclusão da obra: 2006

Área construída : 380m²

Arquitetura:

NAVE Arquitetos Associados

Juliana Mammana

Marcio Coelho

Roberto Fialho

Valéria Santos Fialho 

Projetos complementares:

Ricardo Zulques

Fotos: Nelson Kon

Optamos pela ocupação do terreno e distribuição do programa a partir da organização em dois blocos estruturados por 7 pilares-parede de concreto, concentrando a estrutura na periferia da construção e liberando a superfície construída para a criação de ambientes amplos com grandes superfícies envidraçadas. Em virtude das condições topográficas do lote, parte da área de lazer (solário e spa) ocupa o grande terraço da cobertura, de onde se tem uma vista privilegiada da cidade.

O terreno acidentado e de forma irregular levou à opção por uma implantação compacta, organizada em dois blocos prismáticos interligados pela circulação vertical. A estes dois blocos principais se conectam os pequenos anexos que no pavimento térreo abrigam o ateliê / escritório e a sala de tv / jogos e no pavimento superior conformam as varandas da suíte principal e do hall de circulação.

O acentuado desnível nos fundos do terreno foi minimizado pela criação de um deck / terraço, sob o qual estão localizadas as áreas de apoio e serviço (depósito e sanitários).

No térreo acontecem as atividades coletivas da casa. Os dois blocos principais se dividem funcionalmente em social e serviços. O primeiro bloco abriga as amplas salas de estar e jantar com os anexos da sala de tv / jogos e do ateliê / escritório. A este bloco conecta-se a marquise de acesso que norteia o caminho do portão de entrada até a porta principal, passando pelo jardim.

A opção por locar o solário e spa no terraço permitiu que a parte plana do terreno pudesse ser aproveitada em sua quase totalidade como área permeável.

Do hall de acesso se tem uma visão geral da área social, arrematada por um grande painel de ripas de madeira, que confere ao ambiente um interessante contraponto de materiais e texturas (concreto x vidro x madeira).

Vale destacar ainda, a presença da lareira na sala de estar, peça metálica envolta em vidro, que emoldura a vista para o jardim.

No segundo bloco funcional estão a cozinha, a área de serviço e dependências de empregados, com acesso ao quintal e garagem.

A partir da área de serviço uma passarela metálica vence o acentuado desnível do terreno e se conecta a escada de acesso ao subsolo, onde se encontram as dependências auxiliares de serviço (sanitários e depósito).

Os dois blocos principais da casa são estruturados por 7 pilares-parede em concreto aparente. A opção por lajes do tipo painel treliçado libera o espaço sem a necessidade de pilares intermediários. Esta opção ainda permite que a maioria dos fechamentos seja feita por grandes caixilhos de alumínio e superfícies envidraçadas, que liberam grande quantidade de luz nos ambientes.

São elementos marcantes as varandas e o grande solário na cobertura, que permitem que a casa se abra para o exterior e usufrua de visuais privilegiadas do entorno sem prejuízo das condições de privacidade e segurança.

bottom of page